Acreditação

Destinatários: Professores dos 2º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário

Formadores: Vasto conjunto de Investigadores de reconhecido mérito, nacionais e internacionais

Créditos:  1 crédito

Período : 10/12/2012-12/12/2012

Objectivos do programa:
Objectivos gerais:

1-      Promover a noção de uma cidadania inclusiva e participativa.

2-       Contribuir para o entendimento do humano nas suas múltiplas dimensões (política, ética e estética) e para a reflexão sobre a função da educação no seu aperfeiçoamento.

3-      Orientar para o aprofundamento da sensibilidade estética no seu duplo contexto: arte e natureza

4-      Promover a reflexão em torno dos princípios que fundam a Pedagogia

5-      Contribuir para uma maior competência pedagógica e didáctica na educação para uma cidadania plena.

Objectivos específicos:

1-      O conhecimento dos fundamentos da pedagogia e ética rousseanas a partir do Emile

2-       O conhecimento do pensamento político de Rousseau e suas implicações na contemporaneidade.

3-      O conhecimento da dimensão estética do pensamento do filósofo genebrino, nas suas várias expressões: literária, musical, paisagista.

4-      O conhecimento das repercussões do pensamento de Rousseau na génese e desenvolvimento do enquadramento conceptual ocidental do século XX

 
Conteúdos:
1ª sessão – (9 horas)
Literatura e Estética (6h)
Rousseau como teórico musical (1h)
Estética da Natureza e Poética do Jardim (1h)
Discussão de temas (1h)
 
2ª Sessão - (9 horas)
Pensamento político: Rousseau, fundador da democracia moderna (4h)
Pensamento pedagógico: A educação moras de Emílio; Ascensão e queda do mito do bom selvagem e a sua influência na modelação conceptual da pedagogia (4h)
Discussão de temas (1h)
 
3ª Sessão - INFLUÊNCIAS E RECEPÇÕES (7 Horas)
Claude Levi-Strauss, herdeiro de Rousseau
Rousseau em Kant 
Benjamin Constant, intérprete e crítico de Rousseau
Rousseau em Portugal
Rousseau e a tradição Anglo-saxónica
A teoria de Rousseau na Alemanha do fim do século XVIII
Rousseau no Bairro Alto
Discussão de temas (1h)

 

Regime da avaliação dos formandos:
 
Produção de um trabalho final de investigação (relatório escrito) sobre um dos temas do seminário.
 
Parâmetros de avaliação: assiduidade (15%- 1,5 valores), grau de participação (20%- 2 valores), correcção conceptual na apresentação e desenvolvimento do tema (65%- 6,5 valores)

Escala classificativa: Excelente: 10 valores; Muito Bom: 8 e 9 valores; Bom: 7 valores; Suficiente: 5 - 6 valores; Insuficiente: 0 - 4 valores